quinta-feira, 27 de março de 2014

Sindimetal-Rio promove debate o golpe de 64 e a repressão aos metalúrgicos

convite-golpe2
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e o Grêmio dos Aposentados da categoria  realizarão, no dia 1º de Abril, às 9h, na sede do Sindimetal, um debate com o tema “os metalúrgicos e o golpe militar”.
A atividade acontece no dia em que se completam os 50 anos do golpe e servirá como uma preparação para a militância metalúrgica para o ato que unificará todas as centrais sindicais em um grito contra a Ditadura e em defesa da Democracia e das reformas que o país precisa.
O Sindimetal-Rio foi um das entidades mais vigiadas pelo regime autoritário chegando ao absurdo de ter instalado, em suas dependências, no Palácio dos Metalúrgicos, um Inquérito Policial Militar para investigar os trabalhadores.
O presidente do sindicato, Alex Santos, afirma que a atividade será um espaço de formação e de resgate da história do Sindicato. "O Sindimetal-Rio tem um compromisso histórico com a luta pela democracia e pelo resgate da memória das lutas do povo brasileiro. Realizamos esse debate em respeito à luta que os metalúrgicos travaram contra a ditadura", afirma.
Serviço:
Data: 1º de abril
Horário: 9h
Local: Sede do Sindimetal-Rio – Rua Ana Neri, 152, Benfica

quinta-feira, 6 de março de 2014

CTB-PB realizará mais cinco cursos de formação sindical


Em reunião realizada no último dia 26 de fevereiro, na Regional de Patos, a CTB Paraíba definiu a realização de mais 5 cursos de formação sindical, desta vez, abrangendo as regionais de Princesa Isabel, Itaporanga, Pombal, Sousa e Patos.
O primeiro curso será realizado nos dias 9 e 10 de maio em Matureia que compreende os municípios de Teixeira, Matureia, Imaculada, Juru, Tavares,Água Branca, Princesa Isabel, São José de Princesa, Manaíra, Desterro, Cacimbas, Livramento e Taperoá.
segundo curso será realizado nos dias 17 e 18 de maio na Regional de Itaporanga e compreenderá os municípios de Piancó, Aguiar, Igaracy, Itaporanga, Pedra branca, Diamante, Ibiara, Boa Ventura, Santa Inês, Serra Grande, São José de Caiana e Conceição.
O terceiro curso será realizado nos dias 24 e 25 de maio na Regional de Pombal, que compreende os municípios de Coremas, São Bentinho, Cajazeirinhas, São Domingos, Paulista, Jericó, Lagoa e Catolé do Rocha.
O quarto curso será realizado nos dias 19 e 20 de julho na Regional de Sousa, que compreende os municípios de Nazarezinho, Santa Cruz, Lastro, São José de Lagoa Tapada, Marizopolis, Aparecida, São Francisco, Uiraúna e São João do Rio do Peixe.
O quinto curso será realizado nos dias 26 e 27 de julho em Patos, que compreenderá os municípios de Malta, Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Assunção, São José do Bonfim, Mãe D’água, Santa Terezinha, Catingueira, Emas e Olho D’água.
Para cada regional foi escolhido uma comissão que irá organizar o curso, no tocante a mobilização dos sindicatos, alimentação, alojamento e material necessário. A equipe de professores tem reunião marca para a primeira quinzena de março no sentido de elaborar toda a programação de acordo com o curso nacional.
De acordo com a secretária de formação da CTB-PB, Alcicleide Lacerda, cada curso deve contar com a participação de 30 sindicalistas, sendo no mínimo três por sindicato, com o objetivo de atingir todos os sindicatos filiados à central no Estado até o mês de dezembro de 2014.
O presidente da CTB no Estado, José Gonçalves, afirmou que o mais difícil foi constituir a comissão de formadores e agora é partir para a prática, mobilizando todos os sindicatos, mas antes desses cinco cursos, serão realizados dois no mês de abril em Campina Grande e Monteiro. “ Mesmo com grandes dificuldades financeiras, a CTB na Paraíba tem buscado cumprir o seu papel junto as entidades filiadas e como acreditamos no Planejamento Estratégico Situacional, vamos colocar em prática o que foi definido, através do CES no mês de agosto de 2013”, frisou o mesmo.
Fonte: CTB-PB

CTB-RJ divulga nota oficial em apoio à luta dos garis

garis rio
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - Rio de Janeiro manifesta seu apoio aos trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (COMLURB) e o repúdio à demissão dos trabalhadores grevistas. Conhecidos como garis, o trabalhadores da limpeza urbana carioca, pedem um piso salarial de R$ 1,2 mil; aumento no valor do tíquete alimentação diário para R$ 20 e o pagamento de horas-extras para quem trabalhar nos domingos e feriados, como previsto em lei. Os trabalhadores também exigem melhores condições de trabalho e que as negociações sejam reabertas imediatamente.
Os profissionais da limpeza urbana prestam um serviço essencial para o bom funcionamento da cidade e devem ser tratado com respeito pelo poder público. A CTB-RJ repudia com veemência a demissão dos profissionais Garis e defende a reabertura das negociações com readimissão imediata de todos os demitidos.
Repudiamos, também, a truculência e falta de sensibilidade com que a Comlurb vem lidando com o movimento dos trabalhadores. Acreditamos que o diálogo é sempre a melhor forma e consideramos absurda a insensibilidade com a qual a empresa lida com a demissão de trabalhadores e pais de família. Consideramos que seria importante que a Comlurb reveja imediatamente sua política de intransigência e, ao invés de tentar criminalizar a legítima luta dos trabalhadores, comece a pensar em um plano de valorização para os seus profissionais.
Todo apoio à luta dos Garis!
Rio de Janeiro, 05 de Março de 2013
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - Rio de Janeiro